Como ganhar dinheiro na Agricultura Familiar

Presidente da Carpil falará sobre a rentabilidade na pequena propriedade

Com uma longa experiência na Agricultura Familiar, o presidente da Carpil, Cooperativa Regional de Palmeira dos Índios (AL), Luciano Monteiro, vai fazer palestras na AGROBRASÍLIA, mostrando aos interessados o sistema de produção que permite aumentar a rentabilidade na pequena propriedade.

Luciano Monteiro encontrou, por acaso, a saída para a difícil situação da sua cooperativa, que reúne pequenos produtores de 30 municípios do agreste alagoano. Em 1997 saiu com uma caravana de produtores, rumo ao Paraná, em busca de alternativas rentáveis para a sua região. Encontrou no caminho uma das mais bem-estruturadas feiras de tecnologia do Brasil, o Show Rural Coopavel, organizada pela Cooperativa Agropecuária Cascavel Ltda. Os produtores ficaram impressionados com a dimensão e as possibilidades de tecnologia disponíveis ao homem do campo. “A gente não acreditava. Eram tantas máquinas e inventos tecnológicos”, diz. Para Monteiro, só nos Estados Unidos podia existir uma feira como aquela.

No ano 2000, a Coopavel passou a incentivar e investir em projetos de melhoria do leite dos produtores da Carpil. Hoje, depois de 10 anos do primeiro contato, a Carpil já conseguiu resgatar a cidadania e a dignidade de centenas de pequenos agropecuaristas cooperados. Toda a cadeia do leite foi modificada, melhorando desde as pastagens e o manejo até questões ligadas à genética e à logística de distribuição. O projeto Carpileite, como foi chamado, deu resultado e contou com apoio também do Núcleo Nordeste da Embrapa Gado de Leite. A produção saltou de quatro para 12 litros diários por animal e o sucesso atraiu até quem estava distante. Filhos de produtores que saíram em busca de outras oportunidades de trabalho começaram a retornar às famílias.

Da integração entre Coopavel e a Carpil, nasceu exemplo bem-sucedido de intercooperação. Segundo Luciano Monteiro, a Coopavel ajuda a Carpil no aprendizado para a utilização de novas tecnologias e a Carpil ajuda a Coopavel na divulgação de seus produtos e do Show Rural. “A Carpil é a Coopavel do Nordeste”, afirma.

Serviço:

Palestra técnica – Como ganhar dinheiro na Agricultura Familiar
Palestrante: Luciano Monteiro – presidente da Carpil – Cooperativa Regional de Palmeira dos Índios (AL).
Onde: AGROBRASÍLIA – auditório do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci
Quando: dia 10/04 – às 15 horas
dia 11/04 – às 14 horas
dia 12/04 – às 15 horas

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: